Tristeza persistente, desânimo, falta de perspectiva de vida e desesperança em relação ao futuro pode indicar sinais de depressão. Na maioria das vezes o sentimento vem acompanhado de isolamentos social e afastamento das atividades que antes davam prazer. Assim é importante ficar atento aos sinais e buscar ajuda em tempo evitando complicações e prejuízos na vida como um todo.
Para o diagnóstico é preciso procurar um especialista em saúde mental, um médico ou psicólogo para analisar as principais queixas e sintomas, bem como, a história clínica do paciente, o contexto e história de vida para assim mensurar a complexidade do quadro deprimido e o protocolo de tratamento mais adequado para a pessoa.
Confira abaixo os sintomas fundamentais para o diagnóstico de depressão em conformidade com a CID-10, Vol. 1:
🔸 Humor deprimido
🔸 Perda de interesse
🔸 Fatigabilidade
🔸 Concentração e atenção reduzida
🔸 Autoestima e autoconfiança reduzida
🔸 Ideias de culpa e inutilidade
🔸 Desesperança e ideias pessimistas do futuro
🔸 Visões desoladas
🔸 Ideias ou atos autolesivos
🔸 Ideação suicida
🔸 Sono perturbado e não restaurador
🔸 Apetite reduzido
Vale ressaltar que a conduta terapêutica deve associar o tratamento farmacológico associado a psicoterapia, atividades física e cuidados com o sono e alimentação. Há casos em que somente a psicoterapia associado a mudança no estilo de vida é suficiente para tratar o quadro deprimido. Na dúvida, busque ajuda profissional.
Por Habiens
01 de agosto de 2023